Breve Histórico:

Joinville foi fundada em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colon. A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas.
As terras faziam parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França). A chegada dos imigrantes à região foi possível depois de o príncipe ceder, em 1849, oito léguas de área para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, de propriedade do senador Christian Mathias Schroeder.
Os primeiros colonizadores chegaram às terras brasileiras dois anos depois, juntando-se a portugueses e indígenas já estabelecidos na região. Em 1852 a colônia passou a ser chamada de Joinville.
Resultado da dedicação ao trabalho dos primeiros imigrantes, Joinville tem hoje uma das economias mais diversificadas e desenvolvidas do Sul do país.Além de abrigar indústrias líderes em seus segmentos de atuação,destaca-se também pelo forte setor de serviços e pelo turismo. Joinville é conhecida como Cidade das Flores, das Bicicletas, dos Príncipes e da Dança.
Joinville é o município mais populoso e industrializado do Estado. Tem mais de 500 mil habitantes, segundo estimativas da Prefeitura. Ocupa o primeiro lugar do PIB per capita no Estado de Santa Catarina. (Fonte: Site da Prefeitura)

Um Pouco da História da Cidade de Joinville, SC

 



Fundação da Cidade de Joinville, SC


A cidade de Joinville, localizada no estado de Santa Catarina, Brasil, tem uma história fascinante que remonta ao século XIX. A fundação da cidade está intrinsecamente ligada à imigração europeia para o Brasil e ao desenvolvimento industrial do país.


A história de Joinville começa em 1851, quando o príncipe francês François Ferdinand Philippe Louis Marie d'Orléans, conhecido como Príncipe de Joinville, visitou a região durante uma viagem ao Brasil. Ele ficou encantado com a exuberante natureza e as vastas terras disponíveis, que eram ideais para a agricultura.


O príncipe tinha a visão de estabelecer uma colônia agrícola no local e convidou imigrantes europeus para se juntarem a ele nessa empreitada. Em 9 de março de 1851, o Príncipe de Joinville fundou oficialmente a Colônia Dona Francisca, em homenagem à sua esposa, a Princesa Francisca de Bragança. Essa data é considerada a fundação de Joinville.


Os primeiros colonos eram em sua maioria alemães e suíços, que vieram em busca de uma nova vida e melhores oportunidades. Eles trouxeram consigo suas tradições, cultura, conhecimento técnico e vontade de trabalhar duro. Os imigrantes desbravaram a região, drenaram pântanos, construíram casas, estradas e iniciaram a agricultura.


A colônia prosperou rapidamente. Em 1851, já havia cerca de 600 colonos na região. A agricultura foi a principal atividade econômica no início, com destaque para a produção de fumo, cereais, mandioca e criação de gado. No entanto, o desenvolvimento industrial estava destinado a desempenhar um papel fundamental na história de Joinville.


Em 1875, o empresário alemão Carl August Mathias Schroeder inaugurou a primeira fábrica de tecidos da cidade, marcando o início da industrialização em Joinville. A indústria têxtil atraiu mais imigrantes e impulsionou o crescimento econômico da região. Outras indústrias, como metalurgia, móveis e plásticos, surgiram ao longo dos anos, consolidando a vocação industrial de Joinville.


Com o passar do tempo, a cidade se expandiu e se modernizou. A população cresceu significativamente e Joinville se tornou um importante centro industrial e comercial no estado de Santa Catarina. Além disso, a cidade também se destacou na área da educação, com a criação de instituições de ensino de renome, como a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e a Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC).


Hoje, Joinville é a maior cidade de Santa Catarina em termos de população e possui uma economia diversificada, com indústrias, comércio, serviços e turismo. A cidade preserva sua herança cultural e histórica por meio de museus, festivais e eventos que celebram a imigração e o desenvolvimento local.


A fundação da cidade de Joinville é uma história de coragem, determinação e trabalho árduo que continua a moldar o caráter da cidade até os dias de hoje. A diversidade cultural trazida pelos imigrantes europeus influenciou a identidade de Joinville, enriquecendo sua gastronomia, arquitetura e tradições.


Além do desenvolvimento industrial, Joinville também se destaca por sua qualidade de vida e seus atrativos naturais. A cidade está situada em uma região privilegiada, cercada por áreas verdes, rios e cachoeiras. Essa abundância de recursos naturais possibilitou a preservação de parques, como o Parque da Cidade e a Serra Dona Francisca, que oferecem opções de lazer, turismo e ecoturismo para os moradores e visitantes.


A cidade também é conhecida por sua tradição em eventos culturais e esportivos. O Festival de Dança de Joinville, um dos maiores do gênero no mundo, atrai bailarinos e amantes da dança de várias partes do país e do exterior. Além disso, Joinville sediou jogos da Copa do Mundo de Futsal da FIFA em 2008 e é sede de clubes tradicionais de futebol, que despertam paixão e fervor esportivo entre os joinvilenses.


A qualidade de vida em Joinville é evidenciada por sua infraestrutura urbana bem planejada, com ampla oferta de serviços públicos, educação de qualidade e uma forte cultura de empreendedorismo. A cidade possui uma rede de saúde bem estruturada, com hospitais e clínicas de referência, além de uma gama de opções de lazer, como shoppings, teatros, cinemas e restaurantes.


Joinville também tem se destacado como polo tecnológico e de inovação, atraindo empresas e startups do setor. A presença de centros de pesquisa e tecnologia impulsiona a geração de empregos qualificados e fortalece a economia local.


A cidade de Joinville, desde sua fundação até os dias atuais, tem demonstrado uma capacidade notável de se adaptar às mudanças e buscar constantemente o desenvolvimento. Sua história é um exemplo inspirador de como a perseverança, o trabalho árduo e a união de diferentes culturas podem transformar uma região remota em uma próspera e acolhedora cidade.


Joinville continua a escrever sua história, valorizando suas raízes, investindo em seu povo e buscando um futuro promissor, mantendo-se como um importante centro econômico, cultural e turístico do Brasil. A cidade de Joinville, desde sua fundação até os dias de hoje, trilha um caminho de sucesso e crescimento contínuo. A história de coragem e determinação dos primeiros colonos imigrantes europeus deixou um legado de trabalho árduo e desenvolvimento industrial, transformando Joinville em uma cidade próspera e em constante evolução.


Ao longo dos anos, Joinville soube preservar sua herança cultural e histórica, mantendo viva a memória de seus fundadores e imigrantes. Essa rica diversidade cultural influenciou aspectos da vida cotidiana, desde a culinária até as tradições festivas, e contribuiu para a formação de uma identidade única.



Além de sua vocação industrial, Joinville se destaca pelos atrativos naturais e pela qualidade de vida que oferece a seus habitantes. A cidade se orgulha de sua infraestrutura urbana bem planejada, com uma ampla gama de serviços públicos, instituições de ensino de qualidade e uma forte cultura de empreendedorismo.


Joinville também abraça a cultura, o esporte e as artes, promovendo eventos de renome internacional, como o Festival de Dança, que atraem talentos de todo o mundo. A cidade também valoriza suas áreas verdes, parques e reservas naturais, proporcionando opções de lazer e ecoturismo para seus moradores e visitantes.


Com uma visão de futuro, Joinville investe em tecnologia e inovação, atraindo empresas e fomentando o crescimento do setor. Essa abordagem progressista e empreendedora tem contribuído para a geração de empregos qualificados e para o fortalecimento da economia local.


Em suma, a cidade de Joinville é um exemplo notável de como uma visão visionária, o espírito empreendedor e a união de diferentes culturas podem transformar uma região em um local próspero e acolhedor. O legado deixado pelos fundadores continua vivo nos dias de hoje, impulsionando Joinville rumo a um futuro promissor. Joinville é uma cidade que valoriza sua história, abraça a modernidade e se prepara para os desafios que estão por vir, sempre com os olhos voltados para o progresso e o bem-estar de seus habitantes.



Foundation of Joinville, SC


The city of Joinville, located in the state of Santa Catarina, Brazil, has a fascinating history that dates back to the 19th century. The foundation of the city is intrinsically linked to European immigration to Brazil and the country's industrial development.


Joinville's history begins in 1851 when the French prince François Ferdinand Philippe Louis Marie d'Orléans, known as the Prince of Joinville, visited the region during a trip to Brazil. He was enchanted by the lush nature and vast available lands, which were ideal for agriculture.


The prince had the vision of establishing an agricultural colony in the area and invited European immigrants to join him in this endeavor. On March 9, 1851, the Prince of Joinville officially founded the Dona Francisca Colony, named after his wife, Princess Francisca of Braganza. This date is considered the foundation of Joinville.


The first settlers were mostly Germans and Swiss who came in search of a new life and better opportunities. They brought with them their traditions, culture, technical knowledge, and a willingness to work hard. The immigrants cleared the land, drained swamps, built houses, roads, and began agriculture.


The colony flourished rapidly. By 1851, there were already about 600 settlers in the region. Agriculture was the main economic activity initially, with a focus on tobacco production, cereals, cassava, and cattle farming. However, industrial development was destined to play a fundamental role in Joinville's history.


In 1875, the German entrepreneur Carl August Mathias Schroeder inaugurated the first textile factory in the city, marking the beginning of industrialization in Joinville. The textile industry attracted more immigrants and propelled the region's economic growth. Other industries, such as metallurgy, furniture, and plastics, emerged over the years, consolidating Joinville's industrial vocation.


Over time, the city expanded and modernized. The population grew significantly, and Joinville became an important industrial and commercial center in the state of Santa Catarina. Furthermore, the city also stood out in the field of education, with the establishment of renowned educational institutions such as the University of Joinville Region (UNIVILLE) and the Educational Society of Santa Catarina (SOCIESC).


Today, Joinville is the largest city in Santa Catarina in terms of population and has a diverse economy with industries, commerce, services, and tourism. The city preserves its cultural and historical heritage through museums, festivals, and events that celebrate immigration and local development.


The foundation of the city of Joinville is a story of courage, determination, and hard work that continues to shape the character of the city to this day. The city's ability to adapt to changes and constantly seek development is a testament to its resilience and unwavering spirit. Joinville remains a thriving and welcoming city, writing its own story while valuing its roots, investing in its people, and striving for a promising future as an important economic, cultural, and tourist center in Brazil.


The city of Joinville, from its foundation to the present day, follows a path of success and continuous growth. The history of courage and determination of the first European immigrant settlers has left a legacy of hard work and industrial development, transforming Joinville into a prosperous and ever-evolving city.


Throughout the years, Joinville has preserved its cultural and historical heritage, keeping alive the memory of its founders and immigrants. This rich cultural diversity has influenced aspects of daily life, from cuisine to festive traditions, and contributed to the formation of a unique identity.


In addition to its industrial vocation, Joinville stands out for its natural attractions and quality of life. Furthermore, Joinville embraces culture, sports, and the arts, hosting internationally renowned events such as the Dance Festival, which attracts talent from around the world. The city also values its green areas, parks, and nature reserves, providing leisure and ecotourism options for its residents and visitors.


With a forward-looking vision, Joinville invests in technology and innovation, attracting companies and fostering sector growth. This progressive and entrepreneurial approach has contributed to the generation of skilled jobs and the strengthening of the local economy.


In conclusion, the city of Joinville is a remarkable example of how visionary thinking, entrepreneurial spirit, and the blending of different cultures can transform a region into a prosperous and welcoming place. The legacy left by its founders continues to thrive, propelling Joinville toward a promising future. Joinville is a city that values its history, embraces modernity, and prepares for the challenges to come, always with a focus on progress and the well-being of its residents.


Jorge Schemes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!