Breve Histórico:

Joinville foi fundada em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colon. A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas.
As terras faziam parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França). A chegada dos imigrantes à região foi possível depois de o príncipe ceder, em 1849, oito léguas de área para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, de propriedade do senador Christian Mathias Schroeder.
Os primeiros colonizadores chegaram às terras brasileiras dois anos depois, juntando-se a portugueses e indígenas já estabelecidos na região. Em 1852 a colônia passou a ser chamada de Joinville.
Resultado da dedicação ao trabalho dos primeiros imigrantes, Joinville tem hoje uma das economias mais diversificadas e desenvolvidas do Sul do país.Além de abrigar indústrias líderes em seus segmentos de atuação,destaca-se também pelo forte setor de serviços e pelo turismo. Joinville é conhecida como Cidade das Flores, das Bicicletas, dos Príncipes e da Dança.
Joinville é o município mais populoso e industrializado do Estado. Tem mais de 500 mil habitantes, segundo estimativas da Prefeitura. Ocupa o primeiro lugar do PIB per capita no Estado de Santa Catarina. (Fonte: Site da Prefeitura)

O retrato dos jovens de Joinville

Prefeitura lança hoje estudo feito com crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente entregam hoje os dados finais do Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente. Além de oferecer um retrato em números, a pesquisa permite identificar as diferenças e demandas entre as diversas regiões da cidade.

O estudo foi tema de uma série de reportagens em “A Notícia” entre os dias 15 e 17 de agosto. Na prática, ele mostra o perfil, o comportamento e sonhos dos quase 170 mil jovens que vivem em Joinville. Deste total, 34,2% têm entre 12 a 17 anos e quase 97% moram na área urbana da cidade. Eles estão concentrados em 12 bairros: Petrópolis, Boehmerwald, Fátima, Boa Vista, Paranaguamirim, Jardim Paraíso, Vila Nova, Iririú, Comasa, Costa e Silva, Jardim Iririú, Aventureiro.

Dafne Beatrice Bittencourt, de 15 anos, foi uma das personagens da série de reportagens de “AN”. Ela é um dos exemplos do comportamento médio dos joinvilenses. O que mais adora é sair com os amigos. Mas não dispensa internet, a segunda forma de lazer preferida da galera na cidade.

O diagnóstico completo tem sete volumes. O primeiro deles foi lançado em dezembro de 2009. Os dados estão disponíveis no site www.criancaeadolescentejlle.org.

Hoje, outros seis volumes serão apresentados à população. O terceiro deles contempla os indicadores sociais construídos a partir de um universo de dados coletados em 85 instituições governamentais e não-governamentais da cidade.

Para analisar os indicadores, foi realizada auditoria nos bancos de dados, a fim de corrigí-los e padronizá-los. O banco de dados da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), o código de Endereçamento Postal (CEP) e os endereços e dados cadastrais das crianças e dos adolescentes. A metodologia e os procedimentos adotados garantiram a tabulação correta e precisa dos dados.

Para a Assistência Social, os indicadores sistematizados levando em conta cada região facilitam o planejamento de ações e a execução de serviços, já que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) trabalha diretrizes políticas implementadas conforme a territorialização.

[Fonte: AN.com.br]

Mais aspectos da pesquisa:

Parte 01

Parte 02

Parte 03

Parte 04

Parte 05

Dados disponíveis em: www.criancaeadolescentejlle.org

Mercado Público e Prefeitura Municipal de Joinville